sexta-feira, 22 de maio de 2009

'Melhor época para fazer jornalismo, pior época para ganhar a vida a fazer jornalismo'

Afonso Camões, Presidente do Conselho de Administração da Lusa

Afonso Camões surgiu nesta conferência para dar a visão de regulação do ponto de vista das empresas de comunicação. Pegando na deixa de Azeredo Lopes, Afonso Camões disse ser “conveniente haver regulados” para haver reguladores. Acrescentou ainda que “nunca houve melhor época para fazer jornalismo, nem nunca houve pior época para ganhar a vida a fazer jornalismo”.





















(Afonso Camões diz que o sector atravessa período difícil por causa da falta de receitas. Foto: João Figueiredo)

O presidente do Conselho de Administração da Lusa lamentou o período complicado que o sector está a passar, recordando que os media tradicionais vêem o dinheiro entrar por duas portas: pela circulação e pela publicidade. “Do lado da circulação o desastre é total”, assegurou, uma vez que as vendas se devem às ideias criativas do Departamento de Marketing e não ao conteúdo do jornal. “A publicidade é o que move a indústria, mas as receitas estão a cair a pique”, concluindo que a procura de alternativas continua a não resultar.

Quanto à regulação, Afonso Camões é peremptório ao afirmar que deve existir regulação. E para além da regulação deve haver auto-regulação. O orador garantiu que há objectos legais suficientes para funcionar, no entanto os instrumentos estão “subaproveitados”, pois deles poderia ser feito melhor uso. Afonso Camões disse que cerca de 90% dos assuntos que se levam a Conselho de Redacção, são assuntos que não têm a ver com a sua área de acção. Este facto revela a “obstinada ignorância” das redacções, no que tem a ver com os “seus” negócios.

Ao finalizar, o orador lançou uma espécie de crítica à entidade reguladora:“Há coisas em que a ERC devia meter a mão e não mete”. Para Afonso Camões “a publicidade e a circulação precisam de ser auditadas”.

(Texto: Claúdia Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário