sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tunstall afirma que “o blogue é um modelo menos atraente para o Jornalismo multi-plataforma"

( Foto: Mariana Sá; texto: Ana Teixeira)

Jeremy Tunstall começa por dizer que os jornalistas americanos e britânicos entendem que não é preciso regular a liberdade dos media. o entanto, nos EUA e Reino Unido os media são regulados.
Nos EUA há empresas de Hollywood que funcionam no modelo de concentração vertical de media, por exemplo, a Associated Press é uma presença dominante, que fornece serviços a muitos meios de comunicação.
Tunstall deu também a imagem dos meios de comunicação na Inglaterra: a BBC detém 60% do conteúdo televisivo que é visionado; cinco jornais britânicos têm agora uma grande fatia de leitores on-line, note-se que o Guardian tem 20 milhões de leitores exclusivamente on-line. Esta era faz os grandes diários perderem credibilidade e como é o caso do New York Times que viveu tempos de crise.
Frisa ainda que 20% da audiência de rádio é feita através da Internet e este novo mundo obriga um jornalista a saber trabalhar nos diversos meios.
Segundo Tunstall, “o blogue é um modelo menos atraente para o Jornalismo multi-plataforma”.
No entanto faz uma boa comparação dizendo que “é possível aceder a 470 canais na Internet subscrevendo o serviço de apenas uma estação televisiva, mas não é possível ler todos os livros numa livraria, assim como não é possível ver 470 canais”
A UE não fiz o esforço necessário para equilibrar políticas de media. Somos relutantes a aceitar isto, mas existe um cartel de media nos EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário